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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como fazer uma reclamação de uma prestadora de serviços de telefonia/internet à Anatel:

É muito comum operadoras de serviços de telefonia apresentarem um serviço falho, realizarem cobranças indevidas ou darem um atendimento insuficiente.

Para isso existe a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, agência que serve para regular e monitorar as empresas que exploram os serviços de telefonia e internet no Brasil.

A Anatel tem o poder de sancionar multas às operadoras de serviço, quando ficar evidente que um serviço foi mal prestado ou que uma cobrança foi indevida.

Para isso, o cidadão deve realizar uma reclamação a Anatel, sempre que se sentir lesado.

Caso o problema persista, o cidadão lesado deverá procurar o poder judiciário, para uma solução judicial do problema.

Se o problema for complexo ou envolver um quantia considerável, recomenda-se procurar um advogado, pois pode envolver outras questões que o consumidor não saberá detectar.


Nessa postagem, irei ensinar como fazer uma reclamação de uma operadora para a Anatel, passo a passo.


Para começar, utilize para acessar o site da Anatel o navegador Internet Explorer ou Mozilla Firefox, pois com outros navegadores podem apresentar problemas em algumas imagens das páginas do site.


Caso Apareça a mensagem “Sua conexão não é segura” no Mozilla Firefox, clique em “avançado” e logo após em “adicionar exceção” e por fim em “confirmar exceção de segurança”.

Irá aparecer a seguinte tela:




Caso você não seja cadastrado no sistema da Anatel, clique em “Ainda não sou cadastrado” e realize seu cadastro:



Após, você irá ingressar no sistema da Anatel:



Clique em “Fale Conosco” e clique em “registrar solicitação”:



Veja qual tipo de atendimento gostaria de ter, caso seja reclamação de uma operadora de serviço, clique em reclamação:



Após isso, vá para o menu “iniciar registro”:



Escolha qual o tipo de serviço que deseja realizar reclamação, se de celular, fixo, tevê, internet... Caso não seja nenhuma dessas opções, vá em “outras opções” e digite o tipo de serviço que deseja reclamar:



Escolha a área que deseja fazer a reclamação, se de atendimento, cobrança, instalação etc, escolha o campo e clique nele:



Após, escolha a operadora contra quem deseja registrar sua reclamação, selecione seu estado e município, o número da linha (se for telefonia) que está com problemas, digite sua reclamação, anexe documentos e imagens se for o caso e finalize o atendimento.


Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.


Ainda há a opção de registro de reclamação pela Central de Atendimento Telefônico no número 1331 - ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD), serviço gratuito e ainda, registrar a reclamação pelo aplicativo da Anatel, que pode ser pego aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.anatel.consumidor para Android, aqui: https://itunes.apple.com/br/app/anatel-consumidor/id1006860103?mt=8 para iOS e aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/anatel-consumidor/9wzdncrd8f0g para windows phone.


Por fim, ainda há a opção de atendimento presencial no espaço do cidadão. Você pode conferir os endereços e horários aqui: http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php?option=com_content&view=article&id=92 

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