Contatos

quinta-feira, 20 de março de 2014

Uso de uniforme por empregados



Uso de uniforme por empregados:


É normal a prática adotada por empresas, de passarem a ter vestimentas próprias, como forma de transparecer sua organização e preocupação com a aparência dos colaboradores, e dessa forma passam a exigir dos empregados a sua adequação.
Isso é plenamente possível, amparado por lei, com base no Artigo 166 da CLT[1] e a NR 6 da Portaria 3314 de 08/06/78[2].


Punições ao empregado:


O funcionário que recebe o uniforme está sujeito a sanções por parte do empregador, devendo o emprego utilizar o uniforme recebido para a finalidade a que se destinam, podendo ser responsabilizado e pela guarda e conservação dos uniformes.
Dessa forma, poderão ser efetuados descontos em folha de pagamento, quando por extravio e/ ou danificação por uso inadequado do uniforme recebido, conforme artigo 462 §1º da CLT[3].


Mas caso o empregador decida pela sua obrigatoriedade do uso de uniforme, deverá fornecer aos empregados gratuitamente.


Fornecimento do uniforme:


Caso o empregador torne regra o uso do uniforme, fica obrigado a fornecer uniforme em quantidade razoável de peças, para que o empregado não sofra com a escassez de itens necessários para sua vestimenta e boa apresentação, não podendo o empregador fornecer peças insuficientes.



Responsabilidade do empregado pela guarda e conservação do uniforme:


O empregador tem direito, quando forneça o uniforme, de exigir recibo de recebimento do empregado, datado e assinado por este, onde poderá conter todos os itens entregues, sua quantidade, e características mais relevantes das peças, como logomarcas, logotipos, cor, símbolos, descrição, tamanhos e modelo.


No recibo poderá conter a menção de que o empregado ficará como fiel depositário das peças recebidas e relacionadas, devendo zelar por sua boa guarda e conservação.



Substituição das peças:


As peças dos uniformes deverão ser substituídas regularmente pelo empregador, de forma que não venham a ficar desbotadas, puída, surradas ou inadequadas para uso.


Com isso, a empresa preserva a imagem do produto que oferece, bem como de seus serviços, o tornando mais atrativo aos consumidores e clientes, não podendo esperar que o uniforme represente uma visão suja da empresa.


Furto de uniforme:


Por hora, não há nenhuma previsão legal de que furto e roubo de peças dos uniformes fornecidos sejam ressarcidos pelo empregador ao empregado. Nesse sentido, se dá tanto para o uso dentro ou fora da empresa.


Dessa forma, deve o funcionário ser atento, para que não tenha seu uniforme furtado ou roubado, podendo ficar essa situação pactuada previamente entre as partes.


Utilização de uniforme fora do local de trabalho:


É permitido ao empregador a proibição do uso de uniforme fora dos horários e locais de trabalho, mesmo após o cumprimento da jornada do dia. Porém, para isso ser possível, deverá constar claramente no recibo assinado pelo empregado tal vedação, de não é permitida a utilização do uniforme fora da jornada regulamentar, e que a desobediência dessa norma poderá ocasionar a aplicação de advertência ou suspensão disciplinar.


Cuidados quanto à exposição do funcionário:


O uniforme fornecido não pode expor o empregado a situações vexatórias ou ridículas, sendo vetada a obrigação de uso de trajes sumários, de decotes provocativos/excessivos, frases insinuantes, frases de duplo sentido, ou que de alguma forma coloque em dúvida a idoneidade moral do usuário do uniforme.


Deve-se atentar para a exposição de frio ou calor excessivo por conta da utilização do uniforme, este deve ser confortável para o trabalho.




[1] Art. 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.
[2] 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a)     sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa prote ção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; (206.002-7/I4)
b)     enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, (206.003-5 /I4)
c)     para atender a situações de emergência. (206.004-3 /I4).
[3] Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositvos de lei ou de contrato coletivo.
        § 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

294 comentários:

  1. Bom dia.
    Meu nome é Edmilson Ferreira. trabalho como controlador de acesso.
    meus patrões me forneceram apenas duas camisas, uma gravata e um blazer. mas cobram dos funcionários o uso de calça social e sapato social. Muitas vezes trabalhamos no sol ou em locais frios e que venta muito. mas eles não fornecem abrigo adequado. Chegaram a nos mandar vestir uma blusa pessoal de lã ou moletom e utilizar o blazer por cima, mas no local onde trabalho, por exemplo, não é possível ficar com menos de três blusas e duas calças. E quando venta preciso utilizar uma touca para proteger os ouvidos. E eles não aceitam. Quais são os meus direitos nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmison, bom dia.
      No seu caso, como a empresa cobra que você use calça e sapato social, tem a OBRIGAÇÃO de fornecer a você, bem como deve fornecer vestimentas adequadas para o frio, sob pena de pagarem multa por conta disso.
      Você pode ir ao sindicato e apresentar essa situação, ou caso não tenha sindicato, fazer uma reclamação no Ministério Público do Trabalho.
      E por fim, tem direito a reclamar na justiça por isso.

      Excluir
    2. Bom Dia Tiago!

      Gostaria de saber o que eu poderia fazer no caso de um funcionário que recebeu uniforme adequado e não está usando, e além disso passa o dia inteiro mexendo no celular em horário de trabalho?

      Excluir
    3. Boa tarde, você deve dar advertências ao funcionário, após três advertências, poderá fazer uma suspensão do funcionário.

      Excluir
    4. oi Tiago trabalho em uma em empresa que só me forneceu só uma camisa que ainda era de uma ex vendedora, trabalho em uma loja de calçados femeninos a loja me obriga a trabalhar com o sapato da loja no qual eu tenho que pagar com meu salario o que eu posso fazer.Começei tem pouco tempo e ainda não assinaram minha carteira de trabalho isso é certo tenho que esperar o periodo de experiencia pra eles assinarem,

      Excluir
    5. Não podem fazer isso. Recomendo reclamar para seu sindicato.
      Quanto ao período de experiência, eles têm que assinarem o período de experiência também.

      Excluir
  2. Trabalho em um Comercio da cidade aqui a mais de 2 anos, e desde o 1º dia que entrei lá, os funcionário só tinha 2 camisa como uniforme...
    Ao passar do tempo, hoje o patrão quer que todos nós funcionário vai trabalhar com uma roupa mais nova(por ex: uma calça ou uma saia e com um calçado fechado) sendo que ele só deu pra cada funcionário 2 camisas, ''só 2 camisas''...
    A minha Dúvida é, nós funcionário somos obrigado a comprar com o nosso próprio dinheiro esse uniforme que o patrão está exigindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniel.
      Se o patrão exige que os funcionários usem tais vestimentas, tem que fornecer as vestimentas, senão, não pode exigir.
      Aliás, as camisas fornecidas devem ser trocadas periodicamente, para não ficarem velhas, uma média de uma camisa por ano.

      Excluir
  3. A empresa pode proibir o uso de touca no inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a touca for discreta, não há motivos para proibição.

      Excluir
  4. A empresa e obrigada a fornecer blusa para os funcionarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se a empresa exigir o uso, é obrigada a fornecer.

      Excluir
    2. Oi tiago meu nome e andreza so estoqueista e a empresa nao quer minda a farda e dis que so as verdedoras que reseber o que eu fasso

      Excluir
    3. Se eles entenderem que você não precisa de uniforme, podem tirar. Mas também não podem exigir o uso.

      Excluir
  5. Trabalho em uma empresa onde ela fornece camisa calça botas e epi porem nao da a blusa de frio eles sao obrigados a fornecer ? E se tiver alguma lei sobre isso por favor publique obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for frio o local e você não tiver uma blusa adequada, pode exigir que eles lhe forneçam uma.

      Excluir
  6. Trabalho em uma empresa onde ela fornece camisa calça botas e epi porem nao da a blusa de frio eles sao obrigados a fornecer ? E se tiver alguma lei sobre isso por favor publique obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, a empresa tem que fornecer o uniforme conforme o ambiente de trabalho, o trabalhador não pode passar necessidades.

      Excluir
  7. anônimo.A lei que obriga a empresa dar uniforme ao funcionario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que a empresa torne obrigatório o uso de uniformes dentro do estabelecimento, é obrigação da mesma fornecer o uniforme para os funcionários.
      Veja o que diz o artigo 458 da CLT e precedente normativo TST Número 15:


      "Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

      §1º. – (…)

      §2º. – Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redação dada pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

      I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

      (…)

      No que diz respeito a vestuário, só comporá remuneração aquele que não for para uso no trabalho. Os uniformes constituem despesa da empresa, conforme disposto pelo Precedente Normativo TST nº 115."

      “Precedente Normativo TST nº 115 – UNIFORMES. Determina-se o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador.”

      Excluir
  8. bom dia! trabalho onde eles fornecem todo o uniforme menos blusa de frio, e exigem que caso esteja muito frio, você coloque algo preto por baixo do colete jamais tampando logo da empresa, minha amiga foi com uma por baixo de cor lilás e eles deram uma advertência por escrito? Isso pode, a menina tem um mês na empresa nao tinha blusa preta para colocar em baixo, pois estava muito frio e nao se pode colocar jaqueta para nao tampar o logo da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana Mara, totalmente inadequada essa advertência da empresa, essa funcionária deve registrar uma reclamação no sindicato e o sindicato deve notificar essa empresa.
      Se a empresa faz essa exigência, deve fornecer roupa para o frio.

      Excluir
  9. minha empresa está me obrigando a usar uniformes fornecidos por ela, minha pergunta seria: tenho o direito a sair do meu setor de trabalho alguns minutos antes do meu horário para poder me trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Sim, tem esse direito.
      Eles deve lhe liberar alguns minutos antes, sob pena de configurar hora extra, pela troca do uniforme, já que você está a serviço da empresa.

      Excluir
  10. Boa Noite, na empresa aonde eu trabalho forneceram a nós somente duas camisas e quem quisesse fazer mais uma teria que pagar a mesma e exigindo que utilizarmos calças sociais e sapatos fechados a mesma de cor escura, minha dúvida é eles podem cobrar esta blusa avulsa? Podem também exigir o uso de calças sem disponibilizar para o funcionário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Duas camisas são suficientes para a semana, mas conforme elas vão se gastando, a empresa é obrigada a realizar a troca, gratuitamente, não pode cobrar nada do funcionário.
      Quanto as calças, só podem exigir se fornecerem aos funcionários, se não fornecerem, não podem exigir.
      Ou, alternativamente, podem ressarcir o funcionário pela compra das calças que serão utilizadas para o trabalho.

      Excluir
  11. Boa noite, a empresa onde eu trabalho esta exigindo que temos que trabalhar de sapato fechado. Mas com nossos sapatos eles não dão , isso está correto ?

    ResponderExcluir
  12. Sou agente de endemias da prefeitura de Salvador a qual leva em media dois anos p disponibilizar um sapato e um para distribuir uma calça a qual se desgasta em menos de seis meses devido ao uso constante. Encontro-me com a mochila completamente rasgada da qual os meus equipamentos caem e acabam sendo perdidos, e estou sendo chamada atenção pela cor da calça e do sapato que comprei para trabalhar como devo argumentar com meus gestores? Ah porém recebi uma calça hj que n coube e ficaram de me arrumar outra maior, num entanto o material parece lona é demasiadamente grosso e quente eu sou obrigada a vestir algo tão desconfortavel para caminhar mais de dois kilometros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      O fornecimento do uniforme tem que ser dado no primeiro dia de trabalho, ou caso tenha que tirar medidas e fazer ajustes, no máximo uma semana após começar a ter trabalhado.
      Os empregadores são obrigados por lei (cito a lei no artigo) a fornecer uniforme e efetuar a troca, por conta do desgaste.
      Tem que reclamar para seu sindicato e cobrar uma atitude deles, que tem poder de multar e chama a atenção do empregador, ou caso eles não façam nada, ir no ministério do trabalho e reclamar, ou fazer uma denúncia anônima.

      "Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

      §1º. – (…)

      §2º. – Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redação dada pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

      I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

      (…)

      No que diz respeito a vestuário, só comporá remuneração aquele que não for para uso no trabalho. Os uniformes constituem despesa da empresa, conforme disposto pelo Precedente Normativo TST nº 115."

      “Precedente Normativo TST nº 115 – UNIFORMES. Determina-se o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador.”

      Excluir
  13. Tiago boa noite .
    trabalho de meia noite as seis ,como nao tenho blusa de frio de uniforme venho com uma blusa de frio minha que nao é de uniforme,mas meu patrao chego a mim e falo que eu tenho que usar o uniforme por baixo.
    Acho que nao precisa pois ele nao aparece .
    E ai eu preciso mesmo usar o uniforme por baixo ja que ele nao me da blusa de frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom o ideal seria ele fornecer uma blusa de frio, ou colocar um path com a logomarca da empresa, não exigir que se use o uniforme da empresa por baixo, pois nem deve dar para ver o uniforme.
      Mas não vejo problemas em ele exigir que se use o uniforme por baixo da roupa de frio.

      Excluir
  14. Olá, hoje a empresa que atuo fornece 3 camisas e 3 calças para equipe operacional, porém há empregados que ficam mais de 15 dias viajando, a empresa empresa é obrigado a entregar mais uniforme e se a empresa é responsável pela higienização dos uniformes dos empregados, sabendo que eles ficam em hotéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Não é obrigada a fornecer mais uniformes, pois em hotéis há lavanderias, onde o empregado pode lavar seu uniforme.
      A empresa tem que ressarcir o empregado desses valores gastos na lavanderia, isso sim.

      Excluir
  15. gostaria de saber ,se a empresa pode obrigar o seu funcionário a vir de uniforme,mesmo que ele venha a pé ou de bicicleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma distância razoável, não podem não...

      Excluir
    2. Tiago,

      a empresa que trabalho divulgou que irá bloquear a entrada na portaria de funcionário sem uniforme. neste caso ela é obrigada a fornecer espaço externo para troca de uniforme?

      Excluir
    3. Caso a empresa não permita que os funcionários venham de casa uniformizados, será obrigada a fornecer um espaço para troca de uniforme.

      Excluir
  16. Boa noite, a empresa na qual presto serviços forneceu um par de sapatos horriveis, nao tem nenhum conforto, e somos obrigado a ficar em pe o dia todo, o sapato nao tem amortecimento e muito desco.fortavel, gostaria de saber se sou obrigado a ir com estes sapatos ou posso ir com outro parecido porem confortavel? Eles tem direito de exigir o uso dos que eles forneceram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se os sapatos são assim, a empresa não pode obrigar a utilização.
      Deve fornecer novos, de melhor qualidade ou permitir a utilização de outros, sob pena de arcar depois com as despesas médicas do trabalhador.

      Excluir
  17. boa noite Tiago, minha duvida é sobre o cuidado com os EPIs, se o empregador distribuir os EPIs e o colaborador não cuidar de seus EPIs e já a perde-los o empregador pode exigir que seus colaboradores adquiram novos EPIs com recursos próprios. Obrigado Arlen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se tiver algo que permita no contrato de trabalho, podem sim.
      Se não tiver nada acordado, não podem...

      Excluir
  18. Boa Tarde
    Thiago,
    Trabalho em uma respectiva empresa, onde na qual vem surgindo várias exigências relacionadas a acessórios de cabelo,sapato enfim está sendo exigido o uso de xuxinha de cabelo (preto) o problema não é o uso desse acessório e sim ter que usar periodicamente o cabelo amarrado(eu particularmente não gosto, até porque não trabalho mal arrumada prezo muito pela imagem), gostaria muito de saber se a empresa pode fazer esse tipo de exigência, sendo q empresa é do ramo comercial não trabalhamos com vendas de comida(restaurante)... sapato tem que ser só preto nada de sapatilha só sapato fechado ou sandália de saltinho é outra exigência que na qual se a empresa exige ela deve fornecer ao empregado e só e fornecido os uniformes ( 3 camisas socias e 2 calças sociais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Tais exigências que você relatou são puramente estéticas e ilegais, a empresa não pode fazer esse tipo de exigência se o trabalhador não concorda e não pode exigir se não há nenhuma necessidade prática com a função ou atividade.

      Excluir
    2. CERTO, porém a gerencia irá repassar uma cartilha onde todos deveram assinar concordando com essas "regrinhas" que caso não cumpra será descontado, daí vem a minha preocupação eu não vou assinar, consequentemente isso irá gerar atrito entre as partes,não sei é como me comportar diante a tal situação que estarei entrando

      Excluir
    3. Passe essa situação para seu sindicato e faça uma reclamação a eles, caso não dê certo, faça uma reclamação formal ao ministério do trabalho.

      Excluir
  19. Bom dia , uso o uniforme fornecido , e agora com a promoção do black friday eles queriam obrigar a usar um jaleco por cima do uniforme , e fica muito quente a roupa , mesmo com ar , duas blusas é horrível de se usar , no primeiro dia que foi sexta usei , já hoje queriam que usasse de novo , me recusei a usar e levei dois dias de gancho , isso ta certo ? cometi um crime em não querer usar por causa do calor que ia passar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde.
      A empresa pode exigir o uso do jaleco, mas essa punição foi muito severa e exagerada, deveriam ter aplicado uma advertência.
      Recomendo você procurar seu sindicato e reclamar disso.

      Excluir
  20. Ola minha chefe esta exigindo o uso de toca natalina??? Isso pode acorrer??? Pois não gosto me sinto mal.

    ResponderExcluir
  21. Existe algum artigo que possa me respaudar? Desde já agradeço pelas informações

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, trabalho de uniforme fornecido pela empresa, porém todas as peças com exceção do sapato social estão apertadas e a calça mal serviu em mim mesmo a empresa tendo minhas medidas exatas para confecção do uniforme, venho usando as camisas e blazers mesmo que justos mas com uma calça jeans preta própria, hoje minha gerente chamou minha atenção dizendo que eu sou obrigado a pegar do meu salário e comprar uma calça social para usar com o uniforme que a empresa estaria devolvendo o dinheiro no próximo salário, porém, eu não tenho dinheiro disponível para gastar e esperar para retorno no próximo mês, a mesma alegou que se até meu próximo turno eu não estivesse de calça social eu estaria quebrando o contrato, isto está correto? Eles podem me obrigar a tirar do meu salário para comprar a peça e repor após cerca de 20 dias depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      A empresa deve fornecer uniformes adequados ao tamanho da pessoa, caso contrário não podem exigir o uso por parte do empregado.
      Muito menos retirar qualquer quantia do salário do trabalhador.
      Reclame essa situação para o seu sindicato, eles são obrigados a fazerem algo.

      Excluir
  23. Bom dia!
    Por favor, uma duvida.
    Trabalho em um escritorio contabil, e estao exigindo que eu trabalhe de social a lei permite isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, permite, desde que haja traje de inverno e de verão e deve ser fornecido gratuitamente.

      Excluir
  24. Bom dia! Minha dúvida é a seguinte, comecei a trabalhar numa ótica, e na inauguração acabei com várias bolhas no calcanhar e entre os dedos que estouraram e ardia muito, pedi 15 minutos pra ir em casa trocar de sapatos pois não teria como produzir com dor e nem teria horário de almoço, troquei os sapatos por uma rasteira, retornei e continuei atendendo normalmente até que meu gerente me chamou num canto e disse que minhas sandalias estavam inadequadas para o trabalho expliquei e mostrei as feridas do meus pés, ele disse que era normas da empresa e que deveriam ser seguidas, que no dia seguinte eu fosse com um sapato fechado, fiz curativos coloquei uma bota baixa e meia, como fui contratada para ser operadora de caixa, achei que iria conseguir, so que além de operadora, fazia vendas, estoque e pagamentos na rua, o que acabou lesionando mais e infeccionando, isso é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é inadmissível, as normas da empresa não podem se sobrepor a saúde do emprego.
      Faça um relato ao Ministério Público do trabalho.

      Excluir
  25. Me desculpe deixei de fornecer o dialogo com o gerente, disse a ele a dor estava insuportavel nos pés, ele me respondeu q ja havia trabalhado com sapatos fechados e varias mulheres sob sua supervisão e que ninguem morreu por causa disso, fora evitar que ficassemos a toa na loja qdo não havia clientes e dava 60 óculos para etiquetar e estipulava o tempo de 20 minutos....

    ResponderExcluir
  26. Oi boa noite
    Trabalho em uma loja de roupas e só posso usar as roupas que vendem lá mas sou obrigada a comprar, eles dão 30% de desconto, quando a peca de roupa acaba na loja eu não posso mas usar tenho que comprar outra. Eu posso entrar com uma acao contra a loja

    ResponderExcluir
  27. A empresa onde trabalho só fornece duas camisetas como uniforme, e proíbe o uso de blusa de frio , mas a loja é muito fria, já falaram até que daria advertência caso eu continuasse a usar minha blusa de frio. Isso esta correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está correto, o uniforme tem que ser adequado ao ambiente de trabalho.

      Excluir
  28. Trabalho numa empresa que fornece uniforme porém estão dispensando o uso do mesmo e exigindo utilizarmos roupas sociais com uma série de restrições.
    Pode este tipo de alteração sem ajuda de custo?
    Não tenho condições "salariais" para mudar meu guarda-roupa.
    Pode me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode, você tem que reclamar ao seu sindicato ou ao ministério público do trabalho, pois isso é ilegal.
      Pode ainda fazer uma denúncia anônima sobre isso:
      https://peticionamento.prt10.mpt.mp.br/denuncia

      Excluir
  29. Minha firma esta me obrigando a ja ir vestido para o servico i nao me troca la isso pode acontecer ?
    Ou eu posso ir com roupa normal e me trocar la mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a empresa tem que lhe conceder um tempo para vestir o uniforme, na entrada e na saída.

      Excluir
  30. Tiago,

    Na empresa em que eu trabalho fornecem 2 calças sociais e duas camisas brancas de um material bem fino, como temos que lavar todos os dias para usarmos a semana essas peças desgastam muito e a empresa só autoriza o pedido de novos uniformes depois do período de 2 anos, ou o funcionário tem que comprar deles o uniforme, pois consideram como extra. Eu sei que eles fornecem uma quantidade boa de peças, porém 2 anos não é muito tempo para a reposição? Qualquer roupa se desgasta nesse prazo, ainda mais quando são usadas, lavadas e passadas todos os dias. Meu uniforme não tem mais condição nenhuma, principalmente a blusa que está quase transparente e não posso ir sem uniforme sob pena de advertência. O que fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Dois anos é um tempo muito longo, a empresa deveria trocar os uniformes (se são de baixa qualidade) a cada 6, 8 meses e não podem cobrar como extra, por ser reposição por conta do desgaste natural.
      Nesse caso indico fazer uma reclamação ao sindicato ou ao ministério público do trabalho, para que a empresa seja notificada e forneça uniformes com uma regularidade adequada.

      Excluir
  31. Boa tarde!!
    Trabalho em um escritorio e não tenho uniforme..Como posso pedir isso ao meu patrão de uma boa forma??

    ResponderExcluir
  32. na empresa que trabalho fornece o uniforme mais desconta no salrio da gente isso e certo e ainda exige que venha de uniforme todo dia gostaria de saber se ta certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Não podem, isso é totalmente proibido, se a empresa exige o uso de uniforme, deve fornecer gratuitamente.
      Leve essa situação ao seu sindicato e ao ministério público do trabalho, para a empresa ser notificada a realizar o reembolso de vocês por esse valor descontado indevidamente.

      Excluir
  33. Olá, tenho uma dúvida com relação ao uniforme. Trabalho na empresa ha cerca de tres anos, no setor administrativo, com a virada do ano a empresa esta obrigando todos os funcionários a usar o uniforme. A questão é que no uniforme tem a minha identificação, nome e sobrenome bordados, sendo que quando fui contratado não estipularam que eu teria que usa-los. Com relaçao ao uniforme sem problemas, apenas a identificaçao que me incomoda, pois eu saio de casa uniformizado, como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é obrigado a sair uniformizado, a empresa deve lhe conceder um tempo para vestir na entrada e tirar na saída, especialmente se tem sua identificação.

      Excluir
  34. Sou obrigado a fazer barra na calça so uniforme ?

    ResponderExcluir
  35. Posso receber punições por não usar o uniforme que a empresa me forneceu? em qual lei ou artigo que empresa estaria embasada para referida punição se assim existir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Se a empresa exige o uso, pode aplicar advertência por isso.
      Está no contrato de trabalho, se estiver especificado no contrato de trabalho a obrigação da utilização de trabalho, ele faz lei.

      Excluir
  36. Bom dia!!!
    Meus colegas do setor de limpeza utilizam um uniforme de tecido grosso e estão sofrendo com o forte calor deste verão. Eles são terceirizados e prestam serviço em um órgão público municipal. Seria possível, apenas neste período, que a empresa abra exceção e permita a utilização de uma camisa tipo hering manga curta em substituição a camisa do uniforme (também manga curta porem de tecido grosso e gola) ??? "os empregados neste caso providenciariam as camisetas sob o aval da chefia do referido órgão". Isto seria possível?? Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Não podem como devem, a empresa deve fornecer uniforme de inverno e de verão.
      Podem entrar em acordo, caso a empresa não tenha uniforme de verão, pode deixar os funcionários utilizarem suas roupas normais para trabalharem.
      Caso a empresa não entre em um concesso, eles devem reclamar ao sindicato.

      Excluir
  37. Ola Tiago trabalho em restaurante e deram apenas camisas pode. Exigir sapatos e calças sociais dos funcionários comprei a minha e ja Desgatou gastei 120,00 posso ser ressacido pelo que gastei?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Allan.
    Pode e deve ser ressarcido pelos gastos, pois se a empresa exige o uso de sapatos e calças, deve lhe fornecer gratuitamente ou lhe ressarcir por isso.

    ResponderExcluir
  39. estou trabalhando em uma empresa a 8 meses e nao recebi ainda fardamento e agora nao estou indo trabalhar por falta de bota pois estou acabando minhas roupas e meus calçados o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma denúncia ao ministério público do trabalho ou uma reclamação ao ministério do trabalho de sua cidade.

      Excluir
  40. Tiago
    Bom Dia
    Trabalho no departamento administrativo de uma empresa, onde somente nós mulheres somos obrigadas ao uso do uniforme. Esta correto ?

    ResponderExcluir
  41. Tiago,

    A empresa pode obrigar somente as mulheres a usar uniforme e de um departamento especifico?
    Onde trabalho o traje obrigatório é social completo, e somente as mulheres recebem uniforme. E somente as mulheres do departamento administrativo. Isso é correto?

    Att.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde.
    Se os uniformes não expõem as funcionárias, não atenta contra sua dignidade nem deixa partes de seus corpos a mostra, não há problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo desta forma.... acredito que independente do sexo da pessoa se a empresa opta pelo o uso do uniforme este deve ser para todos !!!
      Os homens tem a liberdade de escolher suas roupas, trabalham de tênis ou sapatos, calças claras ou escuras, jeans ou sociais, camisetas ou camisas, enfim de liberdade de vir como bem quizerem, enquanto nós mulheres somos obrigadas à usar o uniforme....
      Realmente acho discriminação !!!

      Excluir
    2. Rosana, caso entenda assim, você pode reclamar para o ministério do trabalho, que irá obrigar a empresa a se adequar e prestar esclarecimentos.

      Excluir
  43. Boa tarde Tiago,

    Trabalho em uma academia de segunda a sexta na parte da manhã e recebi apenas uma camisa de uniforme. Meu patrão está exigindo que eu vá uniformizado todos os dias. Hoje recebi uma advertência, pela conformidade da NR6.7 e Art 482 da CLT, por estar sem o uniforme, pois o mesmo estava lavando. Todos os outros quatro dias da semana eu vou uniformizado, salve um dia que tiro para lavá-lo.
    Gostaria de saber se essa advertência é válida? Caso meu patrão esteja fazendo uma cobrança indevida, gostaria de saber como posso de defender? Uma vez que ele disse que em caso de reincidência, me demitiria por justa causa.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Tiago,

    Trabalho em uma academia de segunda a sexta na parte da manhã e recebi apenas uma camisa de uniforme. Meu patrão está exigindo que eu vá uniformizado todos os dias. Hoje recebi uma advertência, pela conformidade da NR6.7 e Art 482 da CLT, por estar sem o uniforme, pois o mesmo estava lavando. Todos os outros quatro dias da semana eu vou uniformizado, salve um dia que tiro para lavá-lo.
    Gostaria de saber se essa advertência é válida? Caso meu patrão esteja fazendo uma cobrança indevida, gostaria de saber como posso de defender? Uma vez que ele disse que em caso de reincidência, me demitiria por justa causa.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde. Ele deve dar outra camisa, para suprir o dia que você higieniza o uniforme, não pode dar somente uma camisa e exigir que você use a mesma todos os dias.
    Essa advertência é inválida.

    ResponderExcluir
  46. boa tarde . na empresa onde trabalho eles so dao um colete e o restante da vestimenta fica por minha conta , sem falar que eles só darão EPI quando passar na experiencia . isso esta correto ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Nenhuma das duas situações estão corretas, a empresa está agindo de forma totalmente irregular.

      Excluir
  47. TRABALHEI NO RESTAURANTE CIDADE GRILL E O MESMO COBRAVA O UNIFORME FORNECIDO, SOB ALEGAÇÃO QUE NÃO POSSUIAMOS ROUPAS BRANCAS E A FORNECIDA NÃO POSSUIA O LOGOTIPO DA EMPRESA.....ESTÁ CORRETO ISTO ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a empresa fornecia o uniforme e cobrava seu uso, não poderia fazer a cobrança, independentemente de ter ou não a logomarca da empresa. Com ou sem identificação, era um uniforme.

      Excluir
  48. Bom dia... Trabalho em uma empresa que exige o uso do uniforme (camisa, calça jeans e sapato fechado). Essa empresa é de prestação de serviço e fui colocada para prestar serviço em outra empresa que está exigindo o uso de saia até os joelhos e camisa (por ser uma empresa do ramo religioso). Porém, no contrato de prestação de serviço, nenhuma cláusula cita a utilização de uniforme. Posso ser demitida por me recusar a usar a saia? Desde já agraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Você tem que usar o uniforme exigido pela empresa a qual contratou você, até mesmo por conta da identificação e não da empresa religiosa que você vai prestar serviços, sob pena de caracterizar vínculo de emprego com essa outra empresa.
      Você pode se recusar e alegar que não há nada que lhe obrigue a isso no contrato de trabalho ou na lei.

      Excluir
  49. Maria.
    Bom dia Drº Tiago, a empresa pode colocar o uniforme usado na ficha de EPI do colaborador.

    ResponderExcluir
  50. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Trabalho para uma franquia em um determinado shopping. Teremos troca de fardamento. Trabalho a um ano e quatro meses, e nesse meio tempo sempre fui obrigada a pagar pelo meu uniforme, e novamente serei obrigada. Isto esta certo? Caso não, que providencias eu posso tomar? Já perdi muito dinheiro com uniforme, vem descontado no meu contra-cheque. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, essa cobrança é indevida e você tem que ser ressarcida pelas cobranças anteriores.
    Faça uma reclamação ao seu sindicato ou ao ministério do trabalho.

    ResponderExcluir
  52. boa tarde
    trabalho em um supermercado a 10 meses e eles não deram nenhum tipo de fardamento só que somos obrigados a trabalhar de blusa com manga e sapatilha e 2 pessoas ja foram suspensa por não uso das vestimentas..eles podem nos obrigar a usar sapatilha se eles não fornece nenhum tipo de ferramenta?

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde! trabalho em uma empresa de limpeza a três anos e meio, antes tínhamos um uniforme adequado para o serviço e clima, pois aqui é muito quente, com a nova administração mudou os uniformes e todas as regras, e agora temos apenas um uniforme e somos obrigados a usar todos os dias, mesmo tendo apenas um, as funcionarias assinaram um termo onde não pode mexer de forma alguma, eu ainda não peguei o meu pois estou me sentindo constrangida com a roupa pois é muito folgada e desproporcional para a função, agora eu tenho dúvida estou no período probatório ate julho, para então ser efetiva, eu posso ser prejudicada caso não usar essa roupa? tem alguma lei que me protege nestes casos? não é só eu mais as outras não querem falar nada, por medo de ser demitida, eles podem nos demitir si não usarmos essas roupas, mesmo sabendo que estamos sendo postas a humilhação?

    ResponderExcluir
  54. Eles têm que fornecer no mínimo dois uniformes e adequados ao tamanho da pessoa, caso contrário não podem exigir o uso por parte do empregado.
    Tem que reclamar para seu sindicato e cobrar uma atitude deles, que tem poder de multar e chama a atenção do empregador, ou caso eles não façam nada, ir no ministério do trabalho e reclamar, ou fazer uma denúncia anônima.

    "Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

    §1º. – (…)

    §2º. – Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redação dada pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

    I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

    (…)

    No que diz respeito a vestuário, só comporá remuneração aquele que não for para uso no trabalho. Os uniformes constituem despesa da empresa, conforme disposto pelo Precedente Normativo TST nº 115."

    “Precedente Normativo TST nº 115 – UNIFORMES. Determina-se o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador.”

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde. Trabalho em uma instituição da área da saúde, e eles estão exigindo o uso da roupa branca por debaixo dos jalecos. Eles são obrigados a também nos fornecerem as roupas brancas, além dos jalecos que já nos fornecem anualmente? Qual o número da lei que fala sobre o uniforme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não sei como é no seu estado, mas aqui no Rio Grande do Sul, está claro no item ‘16’ da Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul, obriga as instituições a fornecerem esse itens.

      Excluir
  56. Boa noite Tiago,
    A empresa em que trabalho faz a exigência do uniforme e o fornece (taier, saia e camisa manga longa), porém, impede que o funcionário retire o blazer quando está muito quente ou coloque blusas de frio por cima quando está muito frio; não permitem ainda o uso de botas ou meias grossas (o ambiente fica muito frio no inverno). Esta prática tem respaldo legal? O que deve ser feito a respeito uma vez que não ouvem as reclamações dos funcionários?
    Grata!

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde, a empresa não pode fazer que o funcionário passe por necessidades, é algo totalmente arbitrário.
    Seria caso de reclamar ao sindicato ou ao ministério do trabalho.

    ResponderExcluir
  58. Larissa
    Olá Thiago. Trabalho como recepcionista numa clínica. A farda fornecida foi 2 calcas e 2 blusas de manga que no calor faz calor demais e no frio faz freio demais. Quando está calor temos que suportar o calor,mais quando esta frio uso um blazer ou um capote. Mais a administradora proibiu por não fazer parte da farda. Qual é o artigo de lei que me defende nessa questão para q eu possa questionar com ela e mostrar que tenho direto sim de usar capote em cima da farda no período de frio?

    ResponderExcluir
  59. Olá, onde eu trabalho é utilizado uniforme, agora a empresa quer proibir certos tipos de roupas que os colaboradores utilizam até chegar na empresa, por exemplo, vestidos, saias. Sendo que pra exercer a função é utilizado uniformes e não a roupa que uso pra ir trabalhar. A empresa pode fazer isso?

    ResponderExcluir
  60. Não entendi, a empresa quer proibir os funcionários de chegarem na empresa com certas roupas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, eles não querem que as meninas usem saias, vestidos ou short. Sendo que trabalhamos com uniforme.

      Excluir
    2. Bom, isso é uma atitude discriminatória, passível de denúncia ao ministério público do trabalho.

      Excluir
  61. SOU FUNCIONARIO DE UMA EMPRESA NA QUAL ESTOU NELA A 4 MESES MAIS A 3 ME TROCARAM DE SETOR E NÃO ME DERAM UNIFORME E NEM TROCARAM A MINHA FUNÇÃO NA CARTEIRA O MEU GERENTE QUERIA ME MANDAR EMBORA POIS EU PEDI PARA ELE UMA NOTA FISCAL DO PRODUTO QUE OS ENTREGADORES NÃO ENTREGOU NA EMPRESA POIS EU RECEBO MERCADORIAS E ELE ME PASSARAM A PERNA POIS ERA MINHA PRIMEIRA VEZ RECEBENDO AQUELE PRODUTO E EU NÃO CONHECIA ELE OQUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, melhor ir na assistência jurídica de seu sindicato (que é gratuita) e apresentar o caso para eles.

      Excluir
  62. Bom dia!
    Tiago, trabalho em uma empresa de material elétrico no setor administrativo e o único uniforme que eles forneceram foram as camisas. Já gastei dois pares de sapatos em 1 ano, pedi um par de botas nobuk e fui tive que assinar um "vale" e meu empregador disse que ela seria minha. Ela não seria obrigada a dar esse item?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tem que ver a questão da necessidade, as botas são necessárias, essenciais para a função?

      Excluir
  63. Boa tarde, Órgão Público que contrata pela CLT pode proibir o uso d sandálias abertas? para setor de fiscalização?

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, somente se apresentar uma justificativa válida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ordem tem que ser por escrito? Ou pode ser verbal e individual? No meu caso foi dada verbalmente e individualmente. A justificativa foi apenas que não era bom para imagem do órgão fiscalizar de sandálias "rasteiras". Posso ser demitida por justa causa caso continue a utilizar esse tipo de sandália?

      Excluir
    2. Por escrito e justificada.
      Não, não pode ser.

      Excluir
  65. Tiago, boa tarde.

    Trabalho como supervisora em callcenter e a empresa está exigindo o uso de uniforme, sendo que quando passei no processo seletivo me informaram que não precisava investir nisso pois a empresa me forneceriam, hoje fui impedida de trabalhar pois não estava com calça social, a empresa não me deu uniforme. Eles podem me impedir de trabalhar e descontar ?? Podem me demitir por justa causa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Não podem lhe impedir de trabalhar, nem lhe descontar, muito menos lhe demitir por justa causa.
      Se exigem o uso de uniforme, devem fornecer, gratuitamente.

      Excluir
  66. Sou registrado em uma função mais ultimamente meu patrão fica exigindo q faça outras coisar q nao tem nada a ver com minha função oq devo fazer ja m neguei a faser e entramos em conflito fico sem saber oq faser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você deve fazer as funções para as quais foi contratado, sob pena de caracterizar um desvio de função.

      Excluir
  67. Trabalho numa empresa ela está fornecendo 3 camisetas de uniforme, eu gostaria de ter mais duas a empresa pode cobrar por essas duas a mais?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você conseguir provar a necessidade dessas duas camisetas a mais, ele tem de fornecerem gratuitamente.

      Excluir
    2. As 3 camisetas atem a necessidade eu que gostaria para não precisar lavar durante a semana?

      Excluir
    3. Terá que apresentar isso para a empresa.

      Excluir
    4. Caso a empresa me cobre o preço de custo ela pode fazer isso por ser uma opção minha é isso?

      Excluir
  68. Olá meu nome e maysa eu gostaria de saber se posso ir trabalhar e voltar do serviço com uniforme

    ResponderExcluir
  69. Bom dia! Tiago fui trabalha com uma sandália aberta (rasteirinha) fui barrada na catraca e não deixarão entra, informarão que não podia deixar eu entra com esta sandália. A empresa pode fazer isso? Vão desconta o dia do meu trabalho e o meu DSR.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se tem algo especificado no contrato ou no código de conduta, podem, senão não.
      Se informe com seu sindicato.

      Excluir
  70. Boa tarde gostaria que alguém me esvlaresece algo .. Minha gerente me "obrigou " a usar uniforme só que obrigou só a mim pois os de mais funcionarios não usam e correto isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se sua função for a mesma dos demais funcionários, não pode exigir somente de você.

      Excluir
  71. Júlio César Pereira24 de março de 2015 às 09:19

    bom dia trabalho em um laticínio e eles marcaram dia certo para efetuar a troca de EPI e Uniformes segunda e sexta e se por acaso eles se danificarem fora desses dias tenho que trabalhar com eles danificados ate chegar o dia de troca novamente. Podem fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Não, de forma alguma, EPI é para segurança, se ele está danificado, deve ser trocado imediatamente, pois perdeu a função para que serve, sob pena de a empresa receber multa.

      Excluir
  72. Boa tarde!
    A empresa onde trabalho fornecer apenas uma camisa manga curta, uma camisa manga longa, uma blusa de frio e uma calça, o que nao é suficiente para usar 6 dias por semana, e caso o funcionario queira mais peças tem que comprar. A empresa esta agindo de forma correta? Posso exigi mais peças sem pagar? Caso a empresa se negue a fornecer mais peças como devo proceder?

    ResponderExcluir
  73. Trabalho em uma loja de roupas, e eles querem exigir que compramos as roupas da loja e usamos como uniforme. Eles podem fazer isso ?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso é proibido por lei.
      Reclame ao seu sindicato ou ao ministério do trabalho.

      Excluir
  74. Boa tarde Thiago, trabalho em uma empresa da área da saúde (convênio) a empresa tem um hospital, porém, trabalho no Call center que fica fora do hospital, em um galpão, a empresa está proibindo o uso de tênis com cadarços, somente é liberado o uso de calçados fechados sem cadarços, como (sapatos, sapa tênis) e querem que eu compre esse calçado com o meu dinheiro e dizem que não faz parte do uniforme, que o uniforme é somente a camiseta que eles fornecem, minha dúvida é se eu sou obrigado a usar esse tipo de calçado mesmo que conste em contrato? Lembrando que a empresa exige, porém, não fornece os calcados fechados, ou sem cadarços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se exigem devem fornecem.
      Se não fornecem, não podem exigir, muito menos exigir que o funcionário pague de seu bolso por um capricho da empresa.
      A não ser que tenha uma sólida e válida justificativa para tal exigência.

      Excluir
  75. boa noite tiago, estou abrindo uma empresa de fardamentos e gostaria de saber qual o material adequado para cada atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, a lista é longa e extensa, mas o inmetro pode ajudar.

      Excluir
  76. bom dia tiago... meu marido quebrou o pe no emprego, a empresa nao forneceu os primeiros socorros e ainda fez ele ir sozinho para o hospital nisso ele teve que rasgar a calça dele pois a empresa nao forneceu o uniforme completo, a empresa tem que pagar outra calça a ele ou nao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu marido sofreu um grave acidente de trabalho, as calças são o de menos, a empresa tem que fazer muito mais coisas.

      Aqui informações de como proceder e quais os direitos dele e as obrigações da empresa:

      http://rh24h.curitiba.pr.gov.br/SaudeOcupacional/ACIDENTEDETRABALHO-DEFINICOES-PROCEDIMENTOS.pdf

      Excluir
  77. Boa tarde. Me tire uma dúvida, por gentileza, a empresa que cede calça e blusa de uniforme pode obrigar o funcionário a usar a blusa para dentro da calça? Ou se o funcionário se sentir mais à vontade usando a blusa solta por cima da calça ele pode usar dessa forma sem ser punido pela empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode, caso entenda como adequado.
      Mas não pode punir, somente chamar a atenção do funcionário.

      Excluir
  78. Boa tarde, ele são obrigados a dar uniformes suficientes que não comprometa a higiene do trabalhador.
    Reclame ao seu sindicato, a empresa não está agindo corretamente.

    ResponderExcluir
  79. ola tiago;

    e obrigatorio o uso do "uniforme" guando a empresa exige e nao ofornece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Conforme escrito no artigo, a empresa não pode exigir uniforme se não fornece.

      Excluir
  80. Tiago,

    uma empresa que fornecia uniforme, pode deixar de fornece-lo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  81. Boa Noite.. Trabalho em uma loja e eles fornecem 2 blusas de verão e 1 jaqueta (grossa). Acontece q agora que estamos em meia estação o gerente obriga q todos usem jaqueta ou todos usem blusa. Que nao pode ter um de cada jeito. Isso é possivel? Sendo q cada um tem uma temperatura doo corpo e tbm uns se movimentao mais q outros dependendo da funçao e tbm tem ar condicionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se a empresa cobra os uniformes, deve fornecer uniformes adequados a todas as estações.

      Excluir
  82. Bom dia! Empresas podem fornecer uniformes usados aos funcionários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se estiverem em bom estado, sim.

      Excluir
    2. Boa Noite, Dr.Minha dúvida é a sequinte, posso me recusar a usar o uniforme pelo simples fato de ser usado, alegando nojo ?? qual será minha punição ?

      Excluir
    3. Se ele for lavado, higienizado e estiver em bom estado, não pode se recusar. Poderá sofrer uma advertência.

      Excluir
  83. Quero saber s a direção de uma escola particular pode obrigar uma professora a usar a farda fora da escola em um curso. No qual a escola não teve custo e nem pagou o almoço?

    ResponderExcluir
  84. Olá, sou administradora e fornecemos 2 kits completos sapato, blusa e calça e menos de 6 meses a blusa da funcionária esta queimada de ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Desleixo da funcionária, a empresa não é obrigada a pagar um uniforme novo para a empregada.

      Excluir
  85. Caro Tiago. Trabalho em uma empresa onde ocorre seguidamente assédio moral, abusos de autoridade... muitas irregularidades... isso vem gerando atritos entre mim e os diretores, pois eu falo sobre os problemas quando tenho oportunidade. Assim sou perseguido na empresa, sempre reclamam, acusam... nada é bom, nada está bem, e me expõe a situações constrangedoras por causa disso (inclusive na presença de testemunhas). Percebo que eles sempre procuram algo para "achar problema". Pois bem, a novidade dessa semana foi a exigência do uso de uniforme. Trabalho há três anos e sempre fui trabalhar com roupas próprias, muito dignas e adequadas. Nem todos os funcionários usam uniforme lá, inclusive um colega meu que desempenha a mesma função que eu. Mas venho te perguntar sobre algo, que me incomodou muito, o uniforme que me deram não é igual ao dos demais funcionários (social todo preto ou com camisa branca bordada), mas sim, me deram um uniforme idêntico ao do porteiro, o que me pareceu uma forma de me ridicularizar, sendo que só eu e ele usaremos esta versão do uniforme. Minha função é técnica, tenho nivel superior, curriculo. Como isso fica? Eles podem me obrigar a me vestir igual ao porteiro, mesmo sendo diferente dos outros funcionários? Eles podem me exigir uniforme e ao mesmo tempo permitirem que meu colega na mesma função não use? Estou pensando seriamente em trocar de empresa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a leitura desse artigo:
      http://tiagoaquines.blogspot.com.br/2013/08/o-assedio-moral-definicao-denuncias-e.html

      Excluir
  86. Trabalho em uma empresa que está proibindo o uso das "rasteirinhas", mas não fornecem calçado nenhum. Podem proibir? Podem definir o calçado se não fornecem nenhum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se tem algo especificado no contrato de trabalho ou no código de conduta da empresa podem, senão não podem.

      Excluir
  87. Boa tarde, Tiago. A empresa na qual trabalhava OBRIGAVA os colaboradores a usarem roupas sociais. Camisas, calça social e sapatênis, sob ameaça de suspensão do funcionário, porém a mesma não fornece as roupas sociais nem farda. Quando entrei na empresa não tinha nenhuma camisa social -era meu primeiro emprego e não usava em nenhum outro lugar- e gastei um dinheirão para comprar roupas sociais pois a empresa obrigou. Saí da empresa recentemente e pretendo colocá-la na justiça por assédio moral devido outros aspectos. A pergunta é a seguinte: posso colocar em pauta essa obrigação que a empresa nos colocou de comprar roupas sociais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim, esse é um tema que pode ser questionado sim.
      Se a empresa obrigava o uso, deveria fornecer o uniforme.

      Excluir
  88. Boa tarde, há obrigação do uso de uniforme no horário de almoço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois trata-se de intervalo, logo não podem cobrar o uso do uniforme.

      Excluir
  89. Boa Tarde Tiago. Na empresa em que trabalho, todos usam o uniforme, exceto a secretária executiva, que é uma espécie de "chefe". Ela também deveria usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a função dela é diferente, pode ser que o contrato seja também, e pode não ser obrigatório o uso de uniforme.

      Excluir
  90. Olá Tiago, trabalho em uma empresa de roupa social, onde obrigam o uso de camisa, calça social e sapato, porém não fornecem nada dos itens mencionados... sou obrigado a usar o uniforme, mesmo eles não fornecendo nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robison.
      Se obrigam o uso de uniforme e não fornecem, não podem exigir, logo você não é obrigado a usar, o funcionário não pode pagar para ir trabalhar.

      Excluir
  91. Boa tarde Tiago!
    Empregador deve obrigatório distribuir EPI para seus funcionários. Se não, ele recebe alguma Multa? Onde poderia ver o valor dessa multa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Sim, é obrigado por lei. Caso não fornece, recebe uma multa sim. Não tem um valor fixo, varia conforme a infração, ela é aplicada pelo Ministério Público do Trabalho.

      Excluir
  92. Boa Noite Tiago

    Sou técnico em informática e na empresa onde eu trabalho o uniforme é apenas uma camisa polo. Meu chefe distribuiu as camisas mas alegou que nós funcionários temos que pagar 50% do valor do uniforme, isso é correto ?

    ResponderExcluir
  93. Bom dia tiago

    trabalho em uma empresa onde meu chefe exige que eu pague 50% do valor do uniforme. isso é correto ?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia. Sou gerente de uma loja de vestuário de moda (premium). temos documentos que regem a empresa como normas de conduta e ética e manual de normas e procedimentos. Porém temos um funcionário que vez ou outra vem trabalhar com os cabelos sujos e exalando cheiro desagradável. Podemos advertí-lo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se há documentos que regem a empresa como normas de conduta e ética e manual de normas e procedimentos, podem dar uma advertência ao funcionário sim.

      Excluir
  95. Boa noite! Trabalho em uma loja e eles exigem que use calca social , sapato , casaco e blusinha td preto , porem a unica coisa q deram foi a blusinha, eu sou obrigada a comprar com o meu dinheiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia.
      Não é obrigada não, se a empresa exige essas peças, deve fornecer ao funcionário.

      Excluir
  96. Ola Boa Noite! trabalho em uma churrascaria, e o Dono Exige sapatilha preta! só que ele não fornece. fui trabalhar com uma marrom e ele mandou eu voltar pra casa! e só aparecer no trabalho com a sapatilha preta! o que devo fazer? queria mostrar pra ele um art falando sobre isso. pra ele vê que a atitude dele esta errada. Aguardo uma resposta! Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Isabelle.
      O funcionário não pode pagar de seu bolso por um capricho de seu empregador.
      Se ele exige, deve fornecer.

      Tem que reclamar para seu sindicato e cobrar uma atitude deles, que tem poder de multar e chama a atenção do empregador, ou caso eles não façam nada, ir no ministério do trabalho e reclamar, ou fazer uma denúncia anônima.

      "Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

      §1º. – (…)

      §2º. – Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redação dada pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

      I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

      (…)

      No que diz respeito a vestuário, só comporá remuneração aquele que não for para uso no trabalho. Os uniformes constituem despesa da empresa, conforme disposto pelo Precedente Normativo TST nº 115."

      “Precedente Normativo TST nº 115 – UNIFORMES. Determina-se o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador.”

      Excluir
  97. Ola, a empresa em que trabalho não nos forneceu roupa para frio. No inverno onde viemos bastante agasalhados, eles ainda exigem que colocamos o uniforme por baixo, sendo que não aparece nem a gola, se não levaremos advertência. Sendo assim, gostaria de saber se sou obrigada a usar o uniforme nessas condições, ou até mesmo assinar a advertência (sendo que não acho justo.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Não, de forma alguma, o funcionário não pode passar necessidades para satisfazer um capricho da empresa, muito ser punido.

      Excluir
  98. O uso do uniforme é obrigatório também no horário de almoço?

    ResponderExcluir
  99. Bom dia. Na empresa que trabalho eles fazem a exigência do uso do uniforme, porém faz um ano e meio que ganhamos tres calças e tres camisas, e dois anos e meio que ganhamos blusa de lã. A minha blusa de ã esta com desgaste no cotovelo e furada, por esse motivo estou vindo com outras blusas, ontem fui cobrada a respeito e solicitei uma blusa nova e a resposta foi que ano que vem receberemos novos uniformes e que não vão me dar um blusa nova. Está correto isso? de quanto em quanto tempo seria correto a troca dos mesmos? eles podem exigir o uso depois de tanto tempo e estando tão gasto?

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde! A empresa que trabalho fornece o uniforme mas obriga o uso de blusa de frio social e sapatos pretos ou vermelhos porém não os fornecem, você poderia me dizer qual a lei que obriga o fornecimento?

    ResponderExcluir
  101. a empresa na qual trabalho me da a camisa da farda, e exige que use calça comprida, e calçado fechado mas não define nem cor nem modelo, ela pode exigir isso já que é uma empresa que presta serviço para diversos órgãos e alguns deles não aceita que entre de short ?

    ResponderExcluir
  102. Trabalho numa concessionária e no início do ano passado nos deram fardamento. Deram 3 blusas sociais que têm que ser usadas de seg-sexta e uma camisa pólo para os sábados. Acontece, que já fez um ano que nos deram essas fardas,e antes mesmo de completar 1 ano,as fardas apresentaram desgastes, estão rasgando e não querem fazer a substituição, estão nos cobrando para que essa substituição seja feita. Me sinto bastante incomodada em ter que vir trabalhar com uma farda desbotada e cheia de remendos.

    ResponderExcluir