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quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Documentos necessários para reclamação trabalhista



Esse é um tema que gera muitas dúvidas nos trabalhadores, quando vão procurar advogado para ingressar com uma ação trabalhista.

Todos os documentos referentes ao contrato de trabalho (verbal ou escrito) são importantes para se ingressar com uma reclamação trabalhista, então segue uma lista exemplificativa de documentos que são úteis na hora de se ingressar com uma ação trabalhista:


Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
RG (Identidade) e CPF;
Comprovante de endereço atualizado;
Contrato de trabalho;
Holerite (contra-cheque);
Cartão-ponto ou equivalente;
Se for o caso, laudos e exames médico (Se for o caso de acidente de trabalho);
Extrato do FGTS;
Contrato de Trabalho (Inclusive o de Experiência);
Rescisão do Contrato de Trabalho;
Aviso Prévio;
Recibos de pagamentos (se possível dos últimos 12 meses), em caso de salário comissionado, bloco de pedido;
Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos (Se for o caso de salário-família);
Empregados menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal (munido de documento de identidade) e dirigir-se à Procuradoria Regional do Trabalho;
Em caso de falência da empresa, apresentar nome e endereço do síndico da massa falida;
Demais documentos da relação trabalhista como: Advertências (Se Houver), e demais provas sobre o que se pretende provar, como Fotos, E-mails, Conversas de Whatsapp, Gravações, Etc.

Nome e Endereço completo com CEP da reclamada, CNPJ da empresa, se tiver essa informação.

Outros documentos poderão ser necessários, dependendo do caso, porém esses são os essenciais.




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