Nova
ferramenta a disposição dos consumidores:
O
Consumidor.gov.br é um site criado pelo Governo Federal com o propósito de
registrar as reclamações dos consumidores brasileiros.
O
sistema espera cumprir com alguns objetivos, como ampliar e melhorar o
atendimento ao consumidor, prevenir condutas que atentem contra os direitos do
consumidor, garantir transparência nas relações de consumo e oferecer
informações para a criação de novas políticas em defesa dos consumidores.
A
mecânica do sistema é bem simples: o consumidor reclama, a empresa responde e o
consumidor faz uma avaliação do feedback. Enquanto isso, todos os órgãos e
entidades envolvidos no projeto monitoram o conteúdo.
Endereço do portal:
Como funciona o serviço
Consumidor.gov.br?
O
site Consumidor.gov.br utiliza a internet como o principal canal para
solucionar os conflitos entre os consumidores e as empresas cadastradas no
sistema. A gestão e manutenção do conteúdo é uma responsabilidade da Secretaria
Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e dos Procons.
Só
podem utilizar o serviço público os fornecedores que aderirem formalmente, ou
seja, que assinarem um termo de uso, no qual se comprometem em apresentar
soluções para os problemas apresentados dentro da plataforma.
O consumidor
não precisa assinar um termo dentro do site Consumidor.gov.br, mas deve se
identificar adequadamente e se comprometer com o fornecimento de informações
verídicas para validar a sua reclamação.
Várias
empresas importantes já aderiram ao serviço do site Consumidor.gov.br, como é o
caso do Banco do Brasil, Itaú, Santander, Americanas Viagens, American Express,
Bradesco, Magazine Luiza, Ponto Frio, Avianca, Walmart, Consul, Brastemp, Amil,
Odontoprev, Mapfre Seguros, Caixa, Pão de Açúcar, Casas Bahia, entre muitos
outras.
Atualmente,
o serviço público oferecido pelo site Consumidor.gov.br pode ser utilizado
pelos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo,
Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,
Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, até 1º de setembro de 2014, a
plataforma pretende atender as reclamações de consumidores de todo país.
Como reclamar no Consumidor.gov.br?
1.
Na página inicial, digite no campo de busca o nome da empresa que deseja
reclamar e clique no botão “Ir”.
2.
Na tela seguinte, é necessário cadastrar a reclamação, informando dados de como
contratou/comprou e o problema apresentado pelo produto ou serviço adquirido.
Na mesma página é preciso descrever a reclamação e fazer um pedido à empresa.
Com todos os tópicos preenchidos, clique em “Avançar”. Também é possível anexar
arquivos.
3.
Depois de relatar o problema, confirme as informações, se identifique e envie.
Como a empresa pode aderir o serviço?
As
empresas interessadas em aderir ao serviço de reclamações Consumidorgov.com.br
devem preencher o formulário de adesão e enviá-lo para o email:
cadastro.empresa@consumidor.gov.br.
Como fazer uma reclamação (Detalhada)
Para
iniciar uma reclamação, o consumidor deve clicar em: pesquise a empresa,
digitar o nome da empresa e verificar se ela é exibida. Caso o nome da empresa
seja exibido, deve-se clicar para selecioná-la.
Endereço do portal:
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